Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento.Por isso aqui vou aproveitar o momento de inspiração e da falta dela também, para escrever tudo o que me der vontade. Tudo mesmo!




DOAR É UM ATO DE VIDA.
DOE SANGUE E MEDULA ÓSSEA.


sábado, 1 de maio de 2010

HIPOCONDRIA


Em qualquer lugar que você vá, leva junto algum remédio? É só sentir uma dorzinha ou um pequeno mal-estar, para marcar logo uma consulta com o médico? Tem mania de comprar remédios na farmácia, para o caso de algum dia precisar? Esses são alguns sinais que denotam um hipocondríaco.



Como regra geral, quem tem hipocondria se sente mais à vontade quando está às voltas com o mundo das doenças, em vez de se concentrar no próprio bem-estar. É um comportamento muito diferente daquela preocupação ou cisma passageira, que muitas pessoas têm com algum sintoma ou dor e decide procurar um especialista para tirar a dúvida.


Principais sintomas do hipocondríaco:


Grande sensibilidade para identificar movimentos, barulhos e outros sinais do corpo que passariam despercebidos para a maioria das pessoas.


Dar importância demais a qualquer sinal físico ou dor.


Impressão de que qualquer dorzinha ou desconforto é sinal de doença grave.


Tomar remédios com freqüência, sem prescrição médica.


Ter necessidade de consultar vários médicos, apesar de vários deles terem feito o mesmo diagnóstico com base nos resultados dos exames.


Viver com a suspeita constante de ser portador de alguma enfermidade grave.




A maioria das pessoas que sofre de hipocondria são pessoas de personalidade carente e com tendência à depressão e ansiedade. A tendência de se automedicar tende a agravar ainda mais o quadro da doença. Um dos riscos é misturar substâncias que não combinam e, com isso, desencadear vários efeitos colaterais.


O excesso de remédios também pode provocar intoxicações e até matar. A insônia, a enxaqueca e a labirintite, por exemplo, estão entre as queixas mais comuns das pessoas com hipocondria. Por isso, muitos hipocondríacos freqüentemente acostumam tomar comprimidos para dormir e antidepressivos. O problema, nesse caso, é criar dependência: dificilmente essas pessoas conseguem se livrar dos medicamentos depois. A hipocondria não é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde, porque não apresenta um conjunto claro de sintomas. Classificada como uma disfunção, atinge mais de 1% da população mundial.

Por que estou postando esse texto hoje?
Porque estou farta de pessoas que acham que se fazer de doente é um ótimo meio de chamar a atenção!






Nenhum comentário:

Postar um comentário