Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento.Por isso aqui vou aproveitar o momento de inspiração e da falta dela também, para escrever tudo o que me der vontade. Tudo mesmo!




DOAR É UM ATO DE VIDA.
DOE SANGUE E MEDULA ÓSSEA.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

OUTRO PLANETA

Hoje faz 2 meses que minha mãe está internada.
Durante esse tempo conheci muita gente, entre pacientes, familiares, acompanhantes, médicos, enfermeiras, etc.
Duas coisas me chamaram a atenção.

Uma delas, é a diversidade de emoções, sentimentos e comportamentos que vi nos familiares. Desde pessoas desesperadas até algumas totalmente indiferentes e até mesmo irritadas por estarem ali. Isso me fez pensar que as pessoas são como são, não mudam só pq atravessaram a porta de um hospital acompanhando algum familiar. E algumas saem de lá da mesma forma, vivenciam a dor, o sofrimento e, às vezes, até a morte e não aprendem nada com isso (em uma outra postagem vou contar como foi a transformação que ocorreu em mim com essa experiência). Simplesmente perdem o bonde que poderia levá-las a ser uma pessoa melhor.

Outra coisa marcante.
Nesses 2 meses, pouquíssimos dias deixei de ir ao hospital e várias vezes dormi lá. Semana passada, num dos dias em que dormi no hospital, desci para fumar por volta das 11 horas da noite (hábito ou vício que hei de abandonar) e, sentada no murinho, comecei a divagar. Me dei conta de que eu já conhecia a rotina de alguns moradores do bairro. A senhora de cabelo loiro "a la Xuxa", que passeava com seu cachorrinho de manhã, mas que nunca levava a sacolinha para recolher suas fezes. Dois senhores que corriam pelo bairro todo domingo de manhã. A babá que passeava no fim da tarde com o carrinho duplo dos gêmeos. As meninas que voltavam sempre juntas do Colégio Rio Branco. O casal que costumava jantar na padaria na frente do hospital (por sinal maravilhosa). A senhora que passava por ali com uma das pernas da calça arregaçada até o joelho, mostrando um machucado e dizia que tinha acabado de cair e precisava de dinheiro para o curativo. As duas moças que voltavam da academia e entravam na padaria, impecáveis, chapinha no cabelo e jóias e eu ficava lembrando do meu estado nas poucas vezes que me propus a fazer exercícios físicos. E, como esses, muitos outros.
Quando acabou meu cigarro, voltei à realidade e percebi que precisava subir. E foi assim que caiu a minha ficha de que o mundo não havia parado. Todos continuavam com suas rotinas, seus afazeres e seus hábitos. A vida só estancara para aqueles que estavam no hospital, pacientes e acompanhantes, como se vivêssemos em um outro planeta, o planeta Hospital.

6 comentários:

  1. Mesmo na adversidade do mal que atinje sua mãe, voce se dispõe como mãe a acompanha-la, nobre e virtude do bem.
    Passei com meu pai, o mesmo drama, até sua morte em 1963, no hospital amarguei só, durante tres meses. Tenha certeza depois haverá uma compensação, o sabor do dever cumprido. Abraços, Alvaro

    ResponderExcluir
  2. Amiga, teu empenho com tua mãe é algo admirável.
    Sou tua fã por isso.
    Interessantes esses momentos de divagação em que embarcamos às vezes, né?? Ficamos até chocadas quando precisamos "desembarcar" e voltar a dura realidade. Mas gosto desses momentos. Em mim funcionam como um bálsamos que me alivia, um oásis no deserto.
    Torço pela alta de tua mãe logo.
    bjs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Não vou comentar nada não... essa MURALHA é VOCÊ !
    Tô Contigo, Sempre !

    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia!!
    Lutar, lutar e sempre lutar, lutamos contra a correnteza e tbm a favor, todos nós temos um carma, uma sina e assim vai passando a vida.
    Tenho tbm minha Mãe internada há 4 anos agora em Julho com Alzeimer, muito triste, mas tbm vi que a vida continua, tenho ela no coração e dever de ter cumprido com minha parte e ainda o cumpro com prazer e dedicação,o que não posso dizer o mesmo dos meus 2 irmãos, então Claudia tenho a dizer que só Deus sabe o que faz, vc é forte ACREDITE NISSO ok? Força e se precisar estou aqui mesmo estando longe.
    Fica com Deus.
    bjs
    Katia

    ResponderExcluir
  5. Katia prima do Marcelo e da Carla (caso vc não se lembre)
    E aproveitando novamente, vc precisa de doação de sangue? Estou a disposição.
    bjs
    Katia

    ResponderExcluir
  6. Clau
    nem tenho palavras.
    linda a sua dedicação,mas é o que se faz quando se ama não ? É um momento delicado, difícil, mas que agrega muita informação e aflora muitas atitudes e pensamentos que na loucura do dia a dia passam despercebidos por todos, mas que hoje já fazem parte do seu eu.
    tô por aqui.
    bj
    Simone

    ResponderExcluir