Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento.Por isso aqui vou aproveitar o momento de inspiração e da falta dela também, para escrever tudo o que me der vontade. Tudo mesmo!




DOAR É UM ATO DE VIDA.
DOE SANGUE E MEDULA ÓSSEA.


sábado, 10 de abril de 2010

Cancerofobia:o imaginário do câncer (texto publicado na revista da ABRALE)


O medo é uma proteção natural do ser humano, para que se mantenha alerta e, na medida do possível, previna-se de situações perigosas. Devidamente informados, todos nós atravessamos ruas com cuidado a fim de não sermos atropelados, protegemos as mãos e o corpo ao manejarmos um objeto quente para evitarmos queimaduras graves e dolorosas, fazemos nossos controles médicos de rotina para tratarmos em tempo qualquer doença incipiente. Reconhecemos os perigos porque somos informados a respeito deles. Prevenimo-nos porque tememos suas consequências. Portanto, o medo fundamentado e proporcional ao risco envolvido é saudável e conduz a atitudes de preservação da saúde, do bem-estar e da vida.
Por outro lado, o medo tem um "custo" para o organismo: cria ansiedade e desencadeia uma série de reações fisiológicas, nem sempre positivas ou agradáveis, como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, paralisação de ações e outros. Muitos de nós já experimentamos essas respostas, quando tomados por um medo extremamente intenso. Aí estamos falando de aversões irreprimíveis que despertam horror. Entre as origens desse sentimento tão forte estão a desinformação ou a informação insuficiente, ambas levando a uma compreensão errônea do risco.
Isso também ocorre com o câncer. Baseado em noções pouco exatas, nosso mundo mental constrói um cenário aterrador que, alimentado pela imaginação, desperta em nós o medo patológico, aquele que nos distancia da saúde. Isso acontece porque, aterrorizados e paralisados, passamos a agir de forma a correr mais riscosao invés de nos protegermos deles. O terror é tão grande que nos afasta, por exemplo, dos exames rotineiros e das posturas preventivas, o que resulta em aumento do perigo. Em suma, sem querer, ficamos mais expotos justo àquilo que gostaríamos de evitar.
A informação é o melhor remédio. Desde que confiável e clara, devidamente atualizada, baseada em fundamentos sólidos e científicos. Se tivermos conhecimento suficiente a respeito do câncer, sobrará pouco espaço a ser preenchido por nossa imaginação. E os fatos atuais estão aí, assegurando meios cada vez mais eficientes de diagnósticos precoces que levam a tratamentos com muito maiores probabilidades de cura. Troca-se o medo paralisante por atitude, determinação e proatividade. Nem sempre é fácil despojarmo-nos de lendas e mitos arraigados em nossa cultura: "câncer equivale a uma sentença de morte", "câncer é igual a sofrimento", "câncer não tem cura", "câncer é castigo... Tudo isso já foi verdade em tempos passados, e tradições são difíceis de mudar. Para não cairmos na armadilha de nos deixarmos conduzir por inverdades que põem em risco nossa saúde física, emocional e espiritual, é preciso que nos disponhamos à revisão do conhecimento que tomamos por referência.
A busca de conhecimento torna-se, portanto, uma obrigação, hoje acompanhada pela necessidade de avaliação crítica das suas fontes. Em tempos de internet e de circulação fácil de volumes imensos de notícias e novidades, como separar o joio do trigo? A ABRALE, assim como outras associações sérias, tem se empenhado em garantir informação de qualidade. Convidamos a todos para um esforço de reconstrução de seu sistema de crenças, que levem ao afastamento de terrores infundados e à adesão a hábitos e rotinas saudáveis. Se, ainda assim, pensamentos assustadores e incontroláveis insistirem em dominar o pensamento, vale buscar ajuda terapêutica especializada. Porque câncer é, sim, uma doença séria; mas não devemos torná-la mais difícil do que é.


Maria Teresa Veit

2 comentários:

  1. o medo é normal
    insegurança tambem.

    se espalhou com aí que quem em cancer tem que sair por ai... saltitando de felicidade.... tipo VOCE É OBRIGADO A SER FELIZ SENÃO VAI MORRER durante o tratamento.

    Afe...... converso com gente que alem do medo, tristeza, ainda sofre porque está sofrendo e acha que nao pode sofrer.

    é cruel.

    abraço.
    vamos nessa!

    ResponderExcluir
  2. Vivo as vezes deprimido, insatisfeito e já li em renomadas fontes cientificas que emoções negativas enfraquecem o sistema de defesa do organismo contra o câncer, através de um mecanismo chamado imunodepressão, ou seja pode ser um agente facilitador, contudo não exclusivamente determinante, já que o câncer é uma doença quase sempre de origem multifatorial. Agora fiquei com a impressão de que tenho a obrigação de ser feliz para o meu próprio bem, mesmo apesar de todas as circunstâncias de vida insatisfatória, preciso me levantar da cama e desviar minha atenção, derramar suor, ir em busca de algo que faça sentido...É que os contentes vivem mais e a depressão precisa ser curada a todo custo!

    ResponderExcluir