Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento.Por isso aqui vou aproveitar o momento de inspiração e da falta dela também, para escrever tudo o que me der vontade. Tudo mesmo!




DOAR É UM ATO DE VIDA.
DOE SANGUE E MEDULA ÓSSEA.


sábado, 3 de abril de 2010

POSTADO NO TERRA EM 21/03/2010

TPM


Como definir essa intrusa que me acompanha desde a adolescência? INSUPORTÁVEL!!!


E pra mim ela se manifesta de forma completa, inteira, me mostrando todas as suas facetas. Mas as piores são as emocionais, como eu choro!!!!! E a raiva então... parece que o mundo está todo contra mim! Quando estou rodeada de pessoas, quero ficar sozinha. Quando estou sozinha, acho que ninguém gosta de mim, que sou infeliz!


E o mais interessante é que isso passa de um dia para o outro e só vou me lembrar dela depois de 30 dias.






Por que estou falando sobre isso hoje?


Eu já tinha feito vários tratamentos e experimentado vários remédios quando por mudança de convênio, há alguns anos, mudei também de ginecologista. Resolvi mais uma vez contar sobre minha companheira e tentar a sorte. Eis que, justo para mim, o médico me indica um tratamento natureba. Imagina se eu ia tentar! De jeito nenhum! Se já tinha tentado de tudo sem efeito, não ia ser um remedinho natural que iria me livrar da tortura.


Cheguei em casa e contei pra minha mãe e meu marido e eles me atormentaram pra tentar (acho que já não me agüentavam mais).


Qual não foi minha surpresa, quando um belo dia fiquei menstruada sem nem perceber! Não havia tido inchaço, dores de cabeça, irritação, nada!!!!!!! E assim se passaram 2 anos.


De 2008 pra cá, com a doença da minha mãe, esqueci de mim, descuidei de tudo. Claro que o tal remedinho natureba que eu tinha que mandar manipular, depois ir até lá buscar, tb ficou no fundo do baú.


Hoje, parecendo um barril de tão inchada, me lembrei dele de novo. E vim aqui postar pra dar a dica pra todo mundo: ÓLEO DE PRÍMULA!!! É milagroso, vale a pena tentar!






UMA FLOR PARA AFASTAR A TPM (http://www.emforma.com.br/gravidez/ciclotpm/tpm.asp)






Os índios americanos consideravam a prímula infalível para evitar infecções nos machucados. Agora, a planta — conhecida por suas flores amarelas, que se abrem ao entardecer — está sendo considerada o melhor recurso da fitoterapia para combater a tensão pré-menstrual, responsável pelas súbitas mudanças de humor e dores no corpo que algumas mulheres experimentam por alguns dias, todo santo mês.






Os médicos já acharam que essas alterações eram mero capricho feminino, mas hoje reconhecem suas raízes fisiológicas. E chegam a uma conclusão preocupante: a TPM atinge cerca de 35% da porção feminina do planeta.






A TPM ainda não teve suas causas desvendadas pelos médicos. Mas, quando o assunto é tratamento, o óleo de prímula é uma das opções que vêm demonstrando ser possível dar um basta no problema. A eficiência da planta foi confirmada na última Conferência Anual da Associação Americana de Farmácia. Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cedars-Sinai, da Califórnia, avaliou o uso do fitoterápico em 68 mulheres que se queixavam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes nenhum efeito foi percebido.






O segredo do óleo da prímula está nos ácidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composição, que não são produzidos naturalmente pelo organismo e precisam ser obtidos na dieta. Deles o mais importante é o chamado ácido gamalinolênico (GLA). "Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA origina a prostaglandina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo os impactos da TPM", explica a farmacêutica Adriana de Almeida, do laboratório Herbarium, no Paraná.






Nos consultórios brasileiros, a principal indicação dos remédios à base da planta é realmente para combater a TPM. Os médicos indicam cápsulas antes das refeições, mas a dosagem pode variar conforme o caso. "Tive melhores resultados com as pacientes que apresentavam sintomas físicos bem intensos", observa a ginecologista Mara Diegoli. Isso não significa que a prímula seja ineficiente contra os ataques de nervosismo — ela parece ser capaz de acalmar os ânimos e trazer de volta o humor.

Um comentário:

  1. Em 21/03/2010, às 19:39:25, silvana disse:
    CLAUDIA, EU TAMBÉM FICO EXATAMENTE ASSIM.A MINHA GINECOLOGISTA TAMBÉM ME RECEITOU ESSE ÓLEO EM CÁPSULAS, E EU NÃO COMPREI TAMBÉM, PORQUE TAVA CUIDANDO DO MEU MARIDO E NÃO TINHA TEMPO PRA MIM.MAS AGORA QUE EU LI AQUI,LEMBREI E VOU USAR.DEPOIS POSTO PRA FALAR O QUE MUDOU PRA MIM.ADOREI SEU BLOG.BJO

    ResponderExcluir